Biologia no Encceja Ensino Médio: veja os temas mais cobrados

Confira uma lista com os 10 assuntos que mais caem nessa prova!

Quer dar um gás na sua preparação para a prova de Biologia no Encceja Ensino Médio? Se a resposta for sim, saiba que aqui é o lugar certo. Separamos neste artigo os principais temas abordados durante os três últimos anos escolares.

Biologia no Encceja Ensino Médio aborda temas diversos.

Os alunos Encceja podem contar com conteúdos online para estudar biologia. (Foto: Divulgação).

Além disso, caso você esteja pensando em prestar o ENEM, uma ótima notícia é que os assuntos a seguir também são opções válidas para o estudo do Exame Nacional do Ensino Médio.

Descubra quais são os 10 temas de Biologia no Encceja Ensino Médio que precisam fazer parte do seus estudos

Para detonar na prova de Biologia no Encceja Ensino Médio, é importante prestar atenção nos temas que separamos. Afinal, dentro das ciências da natureza, a Biologia é conhecida por ser uma matéria que visa compreender todas as estruturas presentes na biodiversidade.

A seguir, você verá como as plantas, animais e homens são contemplados por particularidades únicas e que devem ser compreendidas para o seu bom desempenho na prova!

1 – Estude a fisiologia do corpo humano

A fisiologia do corpo humano é um tema que busca levantar um estudo científico relacionado às condições do corpo.

Dentre os assuntos mais abordados, o sistema nervoso e o cardiovascular são os que se destacam. Basicamente, os candidatos devem entender como esses dois sistemas influenciam no nível de estresse.

Além disso, compreender o porquê de uma alimentação saudável estimular o funcionamento do sistema digestivo é outro tópico a ser estudado!

2 – Estude ecologia!

Você conhece as estruturas do ecossistema? Na hora de estudar, procure dar uma atenção maior para o fluxo de energia, a ciclagem dos materiais pelos ecossistemas, ciclo do carbono, ciclo do nitrogênio e eutrofização.

3 – Estude a Genética e Evolução

Para o estudo da genética, foque na genética básica, que tem como principal ponto os fenômenos de hereditariedade. Tal compreensão serve como base para que os mecanismos responsáveis pela evolução da espécie sejam entendidos.

Além disso, ficar por dentro dos conceitos de Darwin, Lamarck, bem como a teoria sintética de Darwin e Mendel, é uma prática recomendada para quem deseja agregar mais valor aos estudos.

4 – Estude o meio ambiente!

Outro tema muito abordado na prova de Biologia no Encceja Ensino Médio é o meio ambiente. Os principais questionamentos feitos sobre esse assunto avaliam como a sustentabilidade se faz necessária, para que os impactos causados na natureza sejam reduzidos.

O ideal mesmo é saber identificar quais recursos são os mais recomendados,  de acordo com problemática apresentada nas questões. Procure se atualizar sobre as pautas ambientais atuais, uma vez que a partir dessa prática desenvolver uma consciência socioambiental torna-se muito mais fácil!

5 – Estude a água

Em relação ao estudo da água, tanto os assuntos com teor científico como social devem ser pontuados.  O ciclo da água, por exemplo, com foco nas mudanças de estado, é o principal tópico abordado no que diz respeito a parte científica.

Já economia da água, bem como medidas que ajudam a  impedir a degradação das nascentes,  são assuntos contemplados pelas questões sociais desse tema.

Lembre-se também que um posicionamento socioambiental é fundamental para a resolução dessas questões. Por isso, assim como no tema meio ambiente, saber quais são as últimas pautas relacionadas à água no Brasil, é o ponto percussor na hora de encarar esse assunto.

6 – Estude a energia

Dentro desse tema procure saber quais são as fontes de energia convencionais e, também, as não convencionais, como as novas opções de biocombustíveis, etanol e biogás. Tais tópicos são fundamentais para a garantia do seu bom desempenho na prova de Biologia do Encceja Ensino Médio.

Além disso, vale lembrar que é muito comum que as questões de física e química abordem esse assunto.  Então, já sabe, né?   Não pense duas vezes antes de dominá-lo!

7 – Estude vírus e bactérias

Descobrir como uma vacina é produzida é uma informação que vale ouro na resolução de algumas questões de Biologia do Encceja. Isso porque, boa parte das perguntas com assuntos relacionados às bactérias buscam cobrar do aluno uma compreensão sobre imunologia, anticorpos e como biotecnologia vem proporcionando avanços consideráveis na medicina.

8 – Saiba interpretar gráficos

Além de uma boa interpretação de texto, saber interpretar gráficos é um diferencial na prova de Biologia do Encceja Ensino Médio. Para isso, o ideal mesmo é resolver a maior quantidade de questões, nas quais os gráficos estejam presentes.

A partir dessa prática, você verá como a sua capacidade de análise será muito mais ágil e aguçada. Entre os tipos de gráficos mais cobrados, os histogramas e os resumos esquemáticos são os que se destacam.

9 – Estude os animais

Quando o reino animal aparece na prova de Biologia no Ensino Médio Encceja, é preciso se atentar a morfologia dos diferentes grupos presentes na fauna do planeta. As análises cobradas na prova buscam testar o nível de conhecimento do aluno em relação biodiversidade, que deverá ser contemplado por relações em que candidato possa identificar o grau de parentesco de algumas espécies.

Por isso, saber quais são as características principais dos seres que habitam o planeta, é o que aumenta as suas chances de gabaritar essas questões.

10 – Estude a Biodiversidade

As noções mais cobradas de biodiversidade na prova de Biologia no Encceja Ensino Médio são compreendidas por questões com foco no conhecimento da constituição dos organismos, com base na estrutura orgânica dos cinco reinos e o ciclo de evolução das formas primitivas.

Caso você não saiba quais são os 05 reinos que mencionamos, as divisões propostas pelo biólogo Robert Whittaker são dadas pelas seguintes classificações:

  • Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Animalia e Reino Plantae.

Agora para potencializar os seus estudos sobre esses 05 reinos, uma ótima opção é dar um play nos vídeos disponibilizados pela canal Brasil Escola.

Confira 07 dicas de como estudar para prova de Biologia do Encceja Ensino Médio:

Depois de conferir os temas mais cobrados na prova de Biologia no Encceja Ensino Médio, é hora saber como a sua preparação pode ser potencializada. Afinal, dicas de como estudar para Encceja não abrangem apenas as matérias mais cobradas, como também algumas práticas que fazem a diferença na sua preparação.

Resumos simplificados e desenhos ajudam na memorização do conteúdo. (Foto: Divulgação).

E para saber quais são elas, basta conferir as 06 dicas abaixo:

1 – Não faça da biologia a sua inimiga

Mesmo que Biologia não seja a sua matéria preferida, antes de começar os estudos, procure adotar um posicionamento mais receptivo a essa disciplina.

Para isso, uma boa dica é pesquisar por metodologias mais dinâmicas de aprendizagem. Ao invés de começar os estudos no modo decoreba, pesquise por documentários relacionados aos principais temas abordados neste artigo ou, até mesmo, jogos com questionários que ajudem você a destravar de vez o aprendizado dessa matéria.

2 – Saiba identificar as terminologias

A matéria de Biologia é contemplada pelos mais variados termos e conceitos. Para aumentar chances de ser aprovado na prova de Biologia no Encceja Ensino Médio, identificar os conceitos de cada terminologia é o primeiro ponto a ser trabalhado nos seus estudos.

Se familiarizar com as principais nomenclaturas, a associação dos seus conceitos torna a memorização do conteúdo muito mais fácil.

Dica da boa para dominar os termos de biologia:

Anote todas as palavras mais complexas juntamente com os seus significados.  Depois disso, crie flash cards ou mapas mentais e utilize-os na hora de memorizar esses conceitos.

3 – Comece do geral e vá para o mais específico

Quando se quer absorver com eficácia a matéria de biologia, começar com os conceitos gerais e depois seguir para os mais específicos é mais recomendado.

Sendo assim, entender primeiro quais são as principais características dos repteis é o mais recomendado antes de se aprofundar nas suas classificações,  como a ordem squamata, quelônios, crocodilianos e rhynchocephalia.

4 – Aposte em mapas mentais

Seja qual for a prova, a memorização feita através dos mapas mentais tende a ser muito mais produtiva, afinal, por meio desse recurso educativo é possível esquematizar os tópicos mais relevantes dos seus estudos.

Os três tipos de memória trabalhadas em nosso cérebro, são dadas pela auditiva, sinestésica e visual. Logo, no caso desse último tipo, ao aderir aos mapas mentais o estimulo é garantido.

5 – Faça desenhos

Ainda sobre a memória visual, outra forma de estimulá-la é através dos desenhos. Como a biologia é contemplada por diversos tipos de estruturas e teorias, ao fazer uma assimilação através dos desenhos, é possível ter uma memorização diferenciada sobre os temas estudados.

6 – Faça simulados e exercícios

Outra maneira de potencializar a sua preparação é através dos simulados gratuitos do Encceja. Os exercícios práticos têm a mesma importância que os estudos teóricos, o mais recomendado é intercalar essas duas atividades, para que assim haja uma maior qualidade nos estudos.

7 – Entenda as sequências dos processos biológicos

Procure estudar cada etapa presente em um processo biológico, relacionando todas as suas sequências. A partir dessa prática é possível desenvolver um raciocínio mais lógico no que diz respeito evoluções da biodiversidade.

O que você achou deste artigo sobre os temas de Biologia no Encceja Ensino Médio? Ficou mais fácil definir o seu plano de estudos? Compartilhe com a gente!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Biologia no Encceja Ensino Médio: veja os temas mais cobrados

Comente