Cartão de Confirmação Encceja: entenda o que é e para que serve

Obtenha informações sobre o local de prova com esse documento.

É através do cartão de confirmação Encceja que os candidatos sabem onde irão realizar a sua prova. O documento apresenta informações sobre o local de prova, incluindo o endereço e a sala.

É sabido que nos últimos anos a busca pela qualificação tem aumentado muito, sobretudo em tempos de crise, onde elevar o conhecimento e obter o diploma de conclusão do Ensino Fundamental e Médio podem fazer muita diferença na vida de uma pessoa.

Os candidatos inscritos podem consultar o cartão de confirmação do Encceja pela internet.

Pensando em facilitar a vida dos candidatos, acompanhe todas as informações importantes sobre esse assunto!

Quando sai o cartão de confirmação Encceja?

O candidato terá acesso ao cartão de confirmação Encceja após a sua inscrição para realizar a prova. Vale lembrar que a disponibilização das informações de locais de prova são feitas pelo INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

No geral, todos os anos as provas do Encceja são realizadas no mês de Agosto e o cartão de confirmação é divulgado no mesmo mês. Mas, é importante ficar atento diante a alguma alteração. A data prevista para a liberação dos cartões é até 10 de agosto de 2019.

Portanto, é essencial ficar de olho na página do participante através do seguinte procedimento:

O que fazer em caso de esquecimento da senha?

O INEP pensou nesse detalhe, afinal, muitos participantes simplesmente esquecem a sua senha. Mas, não se preocupe, existe como recuperá-la. Basta seguir o procedimento abaixo. Confira!

1- Acesse a página do participante novamente.

2-  Insira o CPF

3- Responda o desafio e clique em ” Esqueci a minha Senha”

4- Confira se o email está correto e clique em OK. Caso não tem mais acesso a esse email, responda o desafio e clique em ” Não tenho acesso a esse email”

5- Na próxima tela, verifique se o número do celular está correto

6- Na tela seguinte, você pode alterar seus dados de contato, caso eles não sejam mais os mesmos. Se fizer isso, preencha tudo corretamente, responda o desafio e ” enviar nova senha”

7- Após fazer tudo isso, a tela vai apresentar o seguinte recado ” Dados confirmados com sucesso”. Depois, uma notificação sobre essas alterações serão enviadas no email juntamente com a nova senha para ter o acesso na página do participante do Encceja.

Com os novos dados de acesso em mão, o candidato poderá ter acesso ao cartão de confirmação.

Para que serve o cartão de confirmação Encceja?

Assim que o cartão for divulgado, aparecera na tela e o candidato terá todas as informações relevantes como:

  • Dia da prova;
  • Local;
  • Horário;
  • Dados pessoais do participante;

Além disso, constam nesse documento tudo relativo aos atendimentos especializados e específicos, caso o candidato tenha solicitado no momento da inscrição.

Em síntese, o cartão de confirmação Encceja serve para nortear os candidatos, inclusive, não se pode esquecer de levar esse documento junto no dia da prova.

É fundamental que os mesmos chequem o endereço onde será realizada a prova com antecedência, desse modo, evitam atrasos.

Qual é a importância de fazer o Encceja?

Esse projeto tem beneficiado muitos brasileiros de todo o País, tanto jovens como adultos que não conseguiram terminar o ensino fundamental e médio em idade própria podem realizar a prova de forma gratuita.

Aqueles que buscam pelo diploma de ensino fundamental devem ter pelo menos 15 anos até a data da realização do exame e os que precisam do diploma de ensino médio 18 anos. Após essa idade, qualquer pessoa pode realizar o exame, não tem idade máxima.

O objetivo do Encceja é proporcionar uma oportunidade para que esses estudantes consigam realizar seus objetivos. Através do diploma de conclusão do ensino médio, ele poderá pleitear uma chance em Universidades Públicas e privadas conseguir realizar um curso de graduação.

O Encceja ainda avalia o conhecimento dos alunos para saber como está o processo escolar. Com essa forma de avaliação, é possível estabelecer o processo de certificação aos participantes.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cartão de Confirmação Encceja: entenda o que é e para que serve

Comente