Encceja 2019: Edital, Inscrições, Data e Resultado

Prova permite obter o certificado de ensino fundamental ou médio.

Nem todas as pessoas conseguem concluir o ensino básico no tempo certo. Por esse motivo, muitos brasileiros recorrem ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos. O Encceja 2019 já teve o seu calendário divulgado, bem como as regras para obter o certificado de ensino fundamental ou ensino médio.

Página de inscrição do Encceja 2019.

O Encceja foi criado em 2002, pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação. Desde o início de sua história, ele ajuda os cidadãos que não concluíram o estudo na idade adequada.

Até 2016, o Enem era responsável por gerar o certificado de ensino médio. No entanto, o uso da prova para esse fim foi alvo de críticas e por isso o Encceja Ensino Médio voltou a fazer parte da programação do INEP.

Em 2018, o Encceja Nacional Regular recebeu 1.695.607 de inscrições. Desse total, 578.865 fizeram o exame e apenas 36% conquistaram a certificação em todas as áreas do conhecimento.

Inscrições Encceja 2019

As inscrições no Encceja seguem abertas de 20 a 31 de maio de 2019. Os interessados em fazer o exame devem acessar a página do participante e preencher o formulário de candidatura. Os candidatos não precisam se preocupar com o pagamento de taxa, afinal, a participação na prova é gratuita.

Na página do participante, o candidato deve clicar em “inscrições 2019” e preencher os dados solicitados (CPF e data de nascimento). Depois, ele será direcionado para um formulário que solicita dados mais completos. Além disso, é necessário escolher quais disciplinas deseja fazer no Encceja e responder um questionário socioeconômico.

Para se inscrever no exame sem dificuldades, é importante ter em mãos os documentos pessoais, como CPF e RG. Além disso, é necessário criar um e-mail válido e ter um celular válido.

No momento da inscrição, o candidato deve desmarcar apenas as matérias em que já obteve o certificado de proficiência. Esse documento é liberado em caso de aprovação nas edições anteriores do exame.

Durante o período de inscrição, é possível alterar os dados cadastrados na página do participante. Essa possibilidade só não existe para as respostas do questionário.

Depois de concluir a inscrição, vale a pena imprimir o comprovante e guardá-lo para levar no dia da prova. A situação do cadastro pode ser acompanhada online, a qualquer momento, na página do participante Encceja. Caso o inscrito esqueça sua senha, ele pode recuperá-la. Veja o passo a passo.

Atendimento especializado e nome social

De 20 a 31 de maio, os participantes podem solicitar atendimento especializado. Esse benefício é voltado para portadores de necessidades especiais, como deficiência física, baixa visão, cegueira ou surdez. O resultado da solicitação será divulgado no dia 07 de junho.

O INEP vai receber solicitação de atendimento pelo nome social entre os dias 03 e 07 de junho. Nesse caso, o resultado será publicado no dia 14 de junho.

Em caso de não aprovação, existe a possibilidade de entrar com recurso.

Quais são os requisitos para fazer o Encceja?

 Qualquer pessoa que não concluiu a escola na idade certa pode fazer o exame, inclusive brasileiros que vivem no exterior ou privados de liberdade. O único pré-requisito para fazer o Encceja é ter idade mínima.

Para obter o certificado do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos no dia da prova. No caso da certificação do Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos.

Estrutura da prova do Encceja e data de aplicação

O Encceja é aplicado uma vez por ano. Essa prova objetiva de múltipla escolha é dividida em quatro blocos de 30 questões. Cada participante pode escolher as disciplinas que deseja fazer, conforme as suas necessidades para obter a certificação. O exame também pede uma redação, de acordo com o tema proposto pelo INEP.

Veja a seguir as disciplinas cobradas em cada modalidade:

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa e Redação;
  •  Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes
  • Educação Física
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

 Encceja Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A prova do Encceja será aplicada no dia 25 de agosto de 2019, no período da manhã e da tarde, em 611 cidades brasileiras.

Quantas questões têm que acertar no Encceja?

A pontuação mínima para passar no Encceja é 100 em cada área do conhecimento. No caso da redação, os participantes precisam tirar pelo menos 5 pontos para ser aprovado.

O diploma de ensino fundamental ou ensino médio é liberado apenas quando o participante consegue nota mínima em todas as disciplinas avaliadas. Sua expedição é uma responsabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ou da Secretaria Estadual de Educação. Esses dois órgãos também geram a declaração parcial de proficiência.

Resultado

O gabarito oficial será publicado em até 10 dias após a aplicação do exame. As provas serão corrigidas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método utilizado no Enem. Se tudo ocorrer conforme a edição anterior, o resultado do Encceja Ensino Médio será publicado em novembro de 2019. Já as notas do exame que gera certificação do Ensino Fundamental serão liberadas mais tarde.

Dicas de estudo

Os interessados em prestar o Encceja 2019 devem iniciar a preparação o quanto antes. Eles podem contar com as orientações dos professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou mesmo com o material de estudo disponibilizado pelo INEP na internet. Os cadernos de questões, junto com os respectivos gabaritos, também podem ser consultados online.

E depois do Encceja?

Após realizar a prova e obter a certificação de conclusão do ensino médio, o estudante pode dar continuidade a sua formação e entrar na faculdade. Ele pode conseguir uma vaga em universidade federal pelo Sisu, bolsa de estudo através do Prouni ou financiamento estudantil com Fies.

Conseguir o diploma de ensino médio abre muitas portas na vida acadêmica e no mercado de trabalho. O concluinte pode disputar vagas com salários maiores e até mesmo fazer um curso técnico para melhorar de emprego.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Encceja 2019: Edital, Inscrições, Data e Resultado

Comente