Inscrições EJA SESI 2020: entenda como funciona o supletivo

Os alunos podem estudar através do ambiente virtual de aprendizagem e realizar provas presenciais.

Quem tem vontade de retomar os estudos deve participar das inscrições EJA SESI 2020. O Serviço Social da Indústria promove o supletivo à distância e facilita a conclusão do ensino fundamental e ensino médio no caso de jovens e adultos.

No ato da matrícula, o candidato ao curso de ensino fundamental precisa ter idade mínima de 15 anos. Já para ensino médio, a exigência é ter no mínimo 18 anos completos para participar do supletivo Sesi.

O curso EJA do Sesi é uma formação totalmente gratuita, ou seja, os alunos não precisam se preocupar com o pagamento de mensalidades. O número de vagas, por sua vez, é limitado. As pessoas que não garantem uma oportunidade de primeira devem ficar de olho na lista de espera.

Como funciona o EJA do Sesi?

As inscrições EJA Sesi permanecem abertas durante o ano todo.

O Sesi promove a educação de jovens e adultos através da modalidade EAD. Os alunos encontram os materiais de estudo e recursos didáticos em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Desse modo, eles podem estudar em qualquer hora e lugar. Além disso, contam com diversas oportunidades para realizar provas.

O curso EJA do Sesi é dividido da seguinte forma: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Os alunos estudam os principais assuntos de cada área do conhecimento, fazem exercícios e contam com o acompanhamento de professores capacitados para esclarecer as principais dúvidas no processo de aprendizagem.

Em comparação com outros cursos de supletivo a distância, o Sesi oferece muitas vantagens. A entidade aposta em uma equipe técnica competente, tem estratégias focadas na autonomia de cada aluno, dispõe de recursos exclusivos para EJA e aproveita os anos anteriores de estudo, desde que sejam comprovados por um histórico escolar.

O curso de Ensino Fundamental tem uma carga horária de 400 horas e é dividido em 24 meses. Já o Ensino Médio dura 18 meses (três semestres)

Quem participa do supletivo EAD do Sesi pode ir até uma das escolas da rede em São Paulo e solicitar livros emprestados. Há muitas obras que contribuem com a aprendizagem, como é o caso da nova coleção do Telecurso.

Como são realizadas as avaliações?

No primeiro semestre, as provas são disponibilizadas nos meses de março, abril, maio e junho. No segundo semestre, os alunos podem se submeter às avaliações em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Há três oportunidades para fazer os exames, além de uma prova de recuperação no final de cada semestre. Os estudantes podem escolher local e data conforme suas necessidades. Atualmente, o Sesi de São Paulo conta com 118 escola no estado.

As provas, completamente presenciais, valem de zero a 9,0. Já as atividades no AVA representam 1,0 na nota final de cada área do conhecimento.

Para obter a certificação, cada aluno do EJA deve tirar no mínimo 5,0 em cada área do conhecimento. O certificado tem validade em todo território nacional.

Inscrições EJA SESI 2020

As inscrições EJA SESI ocorrem exclusivamente pela internet, durante o ano todo (com exceção dos meses de junho e dezembro). Os interessados devem acessar a página oficial, preencher o formulário e fazer o upload da documentação exigida.

Veja a seguir a lista de documentos:

  •  CPF;
  • RG ou RNE (em caso de estrangeiros);
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de escolaridade (histórico);
  • Foto 3X4;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento, em caso de mudança de nome.

Logo depois de fazer a matrícula, o aluno recebe um cronograma de provas. O agendamento das avaliações é realizado através da secretaria digital do Sesi.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) não é o único meio de concluir os estudos. Você também pode participar do supletivo gratuito à distância e obter o seu certificado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Inscrições EJA SESI 2020: entenda como funciona o supletivo

Comente