Inscrições Encceja 2019: passo a passo de como se inscrever

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet.

O período de inscrições Encceja 2019 ainda não começou, mas já vale a pena se informar sobre como funciona o procedimento. Quem tem interesse em participar da prova deve preencher o formulário de candidatura pela internet, conforme o prazo definido pelo INEP. Veja o passo a passo para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e esclareça as principais dúvidas.

O Encceja é um exame voltado para jovens e adultos, que não conseguiram concluir os estudos com a idade apropriada. Para prestar a prova que assegura o certificado de ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completo. Já no caso do certificado de ensino médio, a idade mínima para participar da prova é de 18 anos.

Em 2018, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos bateu recorde de inscrições, com 1.695.607 cadastros efetuados.  Dos candidatos inscritos, 356.326 tinham como meta o certificado de conclusão do ensino fundamental e outros 1.339.281 pretendiam concluir o ensino médio.

Qual é o prazo para se inscrever no Encceja?

O INEP finalmente divulgou as datas do Encceja 2019. Neste ano, o prazo de inscrição no exame vai de 20 a 31 de maio.

Durante o período de inscrição, as pessoas interessadas em realizar a prova devem acessar a página do participante e preencher o formulário de candidatura online. Aliás, esse processo é bem simples e gratuito.

Veja a seguir um passo a passo completo de como se inscrever no Encceja (os prints são de 2018, mas servem para a edição do exame deste ano):

Passo 1: Acesse o endereço eletrônico (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja). Clique no segundo botão, ou seja, “Inscrições”.

Página inicial das inscrições Encceja 2018.

Passo 1. (Foto: Divulgação)

Passo 2: Preencha os dados solicitados na página, ou seja, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento. Em seguida, clique na imagem relacionada a palavra-chave para validar o acesso.

Passo 2. (Foto: Divulgação)

Passo 3: Preencha os dados pessoais, como número de identidade, nacionalidade, estado civil e estado de nascimento. Informe o endereço e clique no botão “Próximo”.

Passo 3. (Foto: Divulgação)

Passo 4: Informe se existe a necessidade de algum atendimento especial. Na sequência, clique em “Próximo”.

Passo 4. (Foto: Divulgação)

Passo 5: Existe a necessidade de atendimento específico? Responda sim se você for gestante ou lactante. Acesse “Próximo”.

Passo 5. (Foto: Divulgação)

Passo 6: Informe qual nível de Certificação você deseja obter (Ensino Fundamental ou Médio). Selecione as provas que precisa fazer (Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Prova II – Matemática e suas Tecnologias, Prova III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Prova IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias). É nesse momento que as disciplinas com declaração de proficiência não devem ser marcadas.

Passo 6. (Foto: Divulgação)

Passo 7: Depois, defina em qual estado e município você prefere fazer as provas do Encceja. Informe, ainda, a instituição certificadora. Clique em “Próximo”.

Passo 7. (Foto: Divulgação)

Passo 8: Confirme as informações. Na página seguinte, responda o questionário socioeconômico. As questões são sobre você, sua família e os seus estudos.

Passo 8. (Foto: Divulgação)

Passo 9: Informe um telefone e um e-mail de contato. Também é preciso criar uma senha para acessar a página do participante Encceja.

Passo 10: Confirme as informações e pronto. Sua inscrição no Encceja foi concluída com sucesso!

É possível mudar os dados de inscrição?

Sim! O participante pode ficar à vontade para alterar os dados cadastrais, desde que faça isso durante o prazo de inscrição. Somente as informações do questionário socioeconômico não poderão ser alteradas após finalizar o cadastro.

Dicas importantes para inscrições Encceja

Considere as dicas a seguir na hora de se inscrever no Encceja:

1- Atente-se às áreas do conhecimento

Na hora de fazer a inscrição no Encceja, o candidato deve observar com atenção as áreas do conhecimento que deseja obter o certificado de proficiência. Quem já foi aprovado em determinadas disciplinas nas edições passadas do exame, não precisa fazer a prova novamente. Em outras palavras, o participante que já possui a declaração parcial de proficiência não precisa fazer o exame da área em questão.

Cada candidato também deve escolher a instituição na qual deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Em geral, há duas opções: institutos federais e secretaria de educação de cada estado.

2 – Vai precisar de atendimento especializado?

Algumas pessoas necessitam de atendimento especializado para fazer o Encceja, em virtude de alguma deficiência (baixa visão, surdez, dislexia, déficit de atenção, entre outras). Nesse caso, é necessário informar na página de inscrição.

No caso de gestantes e lactantes, é necessário declarar necessidade de atendimento específico.

3 – Não deixe de preencher o questionário socioeconômico.

O questionário socioeconômico costuma ser longo e cansativo, porém, ele não pode ser ignorado na hora de participar das inscrições Encceja 2019. Responda cada pergunta com cuidado e mostre o seu perfil para o INEP.

4 – Confira todas as informações antes de finalizar

Antes de finalizar a inscrição, confira todas as informações fornecidas. Na sequência, não deixe de imprimir o comprovante, pois ele consta o número de inscrição que foi gerado pelo sistema. Aliás, aproveite para anotar nesse papel a sua senha cadastrada. Essas informações são fundamentais para fazer o login e acompanhar as etapas do exame (consulta ao cartão de confirmação e acesso ao resultado, por exemplo).

O que acontece se o inscrito não comparecer à prova?

Se, por algum motivo, o participante não compareceu ao Encceja 2018, ele terá que justificar a sua ausência para não perder o direito à gratuidade no exame de 2019. Caso não seja possível justificar a falta, ele terá que desembolsar uma taxa para prestar a prova (o governo prevê um valor de R$45,00).

Ainda tem dúvidas sobre como fazer a inscrição no exame? Então assista ao vídeo abaixo:

Restou alguma dúvida com relação às inscrições Encceja 2019? Deixe um comentário. Após se inscrever, acesse a página do participante para conferir mais detalhes sobre o exame. E não se esqueça: a prova está prevista para o mês de agosto. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 7

Inscrições Encceja 2019: passo a passo de como se inscrever

Comente