Interpretação de texto: veja técnicas e dicas certeiras

Fizemos uma lista com técnicas fundamentais para você usar tanto quando estiver fazendo as provas quanto para seus estudos em casa. Não deixe de reservar um tempo na sua agenda para praticá-las.

Muita gente não consegue ter um bom desempenho em provas do Encceja por conta da dificuldade com a interpretação de texto. Normalmente, isso acontece porque a pessoa negligencia o estudo da interpretação e a prática da leitura, considerando-o não tão importante.

Desenvolver a habilidade de interpretação de texto é extremamente importante

A leitura deve ser feita com atenção para que a questão seja interpretada da maneira correta. (Foto: Divulgação).

É aí que mora o erro, pois engana-se quem pensa que interpretar texto vale apenas para a disciplina de Língua Portuguesa. A verdade é que todas as questões (sim, inclusive as de Exatas e de Ciências Naturais) precisam de compreensão para serem solucionadas da maneira correta.

Afinal de contas, muitas vezes, elas têm pegadinhas, símbolos e questionamentos que não são tão explícitos ou não estão expostos de maneira didática. Isso sem contar os gráficos, tabelas e outros problemas criados para que você os resolva.

Dessa forma, o aluno ou candidato pode até ter estudado a matéria e estar por dentro do assunto, mas, se não entender o enunciado irá respondê-la incorretamente.

Estudar e praticar a interpretação de texto é essencial para que suas chances de acertar as questões aumentem. Algumas pessoas não precisam de tanta ajuda por terem mais facilidade nessa área. Já outras necessitam de um material de apoio.

É por isso que nós decidimos preparar um conteúdo com diversas técnicas e dicas importantes sobre como interpretar textos para que você esteja pronto para mandar ver nas questões e se destacar nas pontuações!

Aliás, vale a pena mencionar que essas informações também podem ser muito úteis para quem trabalha com textos e para aqueles que têm dificuldades no seu dia a dia.

Como funciona o processo de interpretação de texto?

Para aprender as técnicas do próximo tópico, é importante antes compreender as três etapas que ocorrem no processo da interpretação.

O campo da filosofia que estuda a interpretação dos textos é a Hermenêutica. De acordo com ela, existem três etapas para conseguir uma leitura proveitosa e uma interpretação bem-sucedida. Confira quais são:

  • Pré-compreensão: diz respeito ao conhecimento prévio sobre o assunto do texto. O quanto você sabe sobre aquilo que está lendo? Já teve algum contato ou é a primeira vez? Quanto menos souber, mais dificuldades você terá.
  • Compreensão: a compreensão é o momento em que você entende não apenas a explicação, mas todo o contexto e as justificativas expostas no texto. É um conjunto do conhecimento da pré-compreensão com o entendimento de informações novas.
  • Interpretação: a interpretação é a compreensão do texto juntamente com os significados de quem o escreveu. É o resultado de uma “conversa” que você tem com o conteúdo. A interpretação pode gerar um novo texto e possibilidades para outros levantamentos.

Conheça algumas técnicas infalíveis para interpretar textos

Ler o texto mais de uma vez analisando pontos diferentes é um ponto alto das técnicas de interpretação.

1 – Leia e releia quantas vezes precisar

É essencial repetir a leitura do texto, mesmo se você achar que já o entendeu, principalmente se o texto for grande e mais complexo. Não limite a quantidade de leituras. Não existe uma regra, apenas leia até achar que conseguiu compreender todos os detalhes.

Procure analisar aspectos diferentes do texto para cada vez que você o lê. Faça observações, sublinhe trechos, separe em partes, etc. Trabalhe o texto o máximo que você puder, extraindo todas as informações contidas nele.

2 – Faça um resumo do texto

Esta é uma técnica que funciona melhor para quem está lidando com textos grandes. Além de fazer a leitura e releitura, aproveite para escrever um resumo do conteúdo. Existem duas formas para você fazer isso.

A primeira é: em uma de suas leituras, sublinhe o que achar de mais importante e depois reescreva esses trechos em outro local para que você possa ler novamente.

A segunda forma é: destaque ou sublinhe os pontos principais do texto, mas, ao invés de reescrevê-los, procure colocar com as suas palavras o que você entendeu deles e o que considera importante.

3 – Não tenha medo do dicionário

Esta é uma boa técnica para os estudos em casa e certamente irá ter bons resultados na hora das provas.

Quando estiver lendo um texto e nele se deparar com aquela palavra estranha que você não sabe o que significa, sempre a procure no dicionário (tanto faz se ele é físico ou digital, o importante é ser um dicionário de qualidade).

É comum deixar pra lá e prosseguir o texto, mas isso é extremamente prejudicial. Ao procurar o significado da palavra no dicionário, você não apenas entende o que ela quer dizer e a sua função no texto, como também agrega outro termo a seu conhecimento.

Ao fazer isso várias vezes, você passa a estar bem melhor preparado com relação a um linguajar mais técnico e acadêmico, o que só gera vantagens.

4 – Saiba separar o seu ponto de vista

Já reparou que no começo ou no final das questões específicas sobre interpretação de texto, o examinador coloca “de acordo com o autor”? Isso quer dizer que você deve interpretar o conteúdo segundo as ideias de quem o escreveu.

Parece ser algo óbvio, mas muitas pessoas acabam respondendo de forma errada porque deixam as suas ideias prevalecerem sobre as do autor. A resposta já está no texto, basta você saber identificá-la. Não é necessário julgar se ela está certa ou errada. Faça isso apenas quando for solicitado.

5 – Leia o texto pausadamente

O texto tem parágrafos ou frases longas? Então procure ler de forma pausada. Isso significa que ao terminar a leitura de um parágrafo, por exemplo, você precisa tentar entendê-lo isoladamente antes de continuar para o próximo; releia se precisar.

Desse modo, ao terminar o texto você já terá uma noção geral bem melhor. É claro que se esta técnica é mais auxiliar do que obrigatória, pois algumas pessoas não conseguem se dar bem com essa prática. Depende de você.

6 – Dê um tempo da questão

Se você já tentou todas as técnicas, mas não está conseguindo entender algumas partes do texto, deixe-o lá por um tempo. Vá fazer outras questões, vá ler outros textos, beba uma água, enfim, não mexa nele.

Depois de esfriar a cabeça e dar um tempo, volte à questão, leia e perceba se as coisas não ficaram mais claras. Esta técnica também vale para qualquer tipo de pergunta ou exercício.

Agora é hora de aprender dicas valiosas para interpretar textos

Realizar a leitura de gêneros textuais diferentes em seu dia a dia irá te preparar muito mais para uma interpretação de texto eficaz.

1 – Leia textos bem diferentes entre si

Ler textos de gêneros diferentes sempre que puder é essencial para que você adquira mais experiência, consiga expandir seu vocabulário, compreenda estruturas diversas e ainda melhore a sua escrita.

Leia revistas, periódicos científicos, artigos, jornais, etc. Quando estiver fazendo a leitura, lembre-se de utilizar as técnicas que já ensinamos.

2 – Teste seu entendimento

Após realizar suas leituras do texto em questão, encontre formas de averiguar se você realmente compreendeu tudo o que está escrito. Se estiver estudando em casa ou em algum grupo, discuta com quem também leu e veja se as interpretações estão batendo.

Você também pode buscar perguntas e respostas sobre o texto, assim como ler resenhas críticas e resumos feitos por outros indivíduos. A internet é uma ótima fonte para isso.

3 – Não esqueça a semântica

É preciso ter muita atenção com as pegadinhas nas questões de interpretação de texto ou no próprio texto. Normalmente, quem cai nelas não realizou as técnicas ou não estudou semântica.

A semântica diz respeito aos significados das palavras, signos, frases e expressões dentro de um contexto. É fundamental compreender os sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Acredite, ao saber dessas coisas você não se enganará mais.

4 – Organize as orações na ordem direta

Caso esteja sentindo dificuldades para entender uma frase em específico por culpa de sua estrutura, procure colocá-la na ordem direta para facilitar a compreensão. A ordem direta nada mais é que “sujeito + verbo + complemento”.

Identifique os elementos e faça isso sempre que pintar uma dúvida. Dessa forma, o conteúdo ficará mais claro e compreensível. Não se esqueça de que para saber fazer isso corretamente é necessário estudar bem os assuntos gramaticais, em especial a Sintaxe.

Viu como interpretar textos é importante para sua vida? Não existe uma regra ou muitas complicações. O truque é se dedicar aos estudos, colocar as técnicas em prática e aproveitar as dicas passadas.

É bom não deixar tudo isso para a última hora. Divida seu horário e procure estudar a interpretação todos os dias, nem que seja por poucas horas. Faça isso e estará preparado para o que der e vier!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Interpretação de texto: veja técnicas e dicas certeiras

Comente