Proeja: entenda o que é e quem pode fazer

Jovens e adultos também podem obter uma formação profissional e arrumar emprego com mais facilidade.

O Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Jovens e Adultos) tem a finalidade de proporcionar a oportunidade para todos na conclusão do ensino básico junto com a educação profissional.

Proeja para terminar o ensino médio

O proeja permite a conclusão do ensino médio junto a conclusão de curso técnico. (Foto: Divulgação).

Esse projeto funciona como um grande aliado para aqueles que não conseguiram finalizar o ensino médio antes dos 21 anos de idade.

O Proeja foi criado no ano de 2005 pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer mais uma chance para as pessoas finalizarem os estudos e melhorarem o nível de escolarização.

Quem pode fazer o Proeja?

Todos os jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos na idade regular, podem participar do Proeja. A idade mínima é de 21 anos, não existe idade máxima.

Como funciona o Proeja?

Os cursos oferecidos no Proeja são presenciais, a carga horária total é de 2400 horas e são divididas em 6 semestres. Somente no final do curso é que o estudante vai receber um diploma do curso técnico escolhido.

A vantagem desse projeto é que o estudante poderá finalizar o ensino básico e o curso técnico juntos, ou seja, ele se formará em alguma área específica que poderá lhe ajudar a seguir uma bem sucedida carreira profissional.

Os alunos poderão escolher entre as seguintes modalidades:

  • Educação profissional técnica integrada ao ensino médio;
  • Educação profissional técnica concomitante com o ensino médio;
  • Qualificação profissional ( formação inicial e continuada integrada com o ensino fundamental);
  • Qualificação profissional, incluí a formação inicial e continuada concomitante ao ensino fundamental;
  • Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada integrada ao ensino médio;
  • Qualificação profissional, incluindo formação inicial e continuada concomitante ao ensino médio;

Como fazer a inscrição do Proeja?

Os cursos são oferecidos pelas escolas e pelos sistemas de educação estaduais e distritais com a parceria de universidades públicas.

Devido a variedade de instituições de ensino que são parceiras do Proeja, o período de inscrição para o programa varia muito. Para não perder a oportunidade, o interessado deve acompanhar o calendário de aula das escolas, universidades e centros de ensino de sua região e se informar dos prazos de inscrição na Diretoria de Ensino.

Vale lembrar que tanto a inscrição como o curso total do Proeja são totalmente gratuitos, os alunos não devem pagar nenhum valor. O projeto é fiscalizado pelo Ministério da Educação e Cultura que fornece todo o suporte para as entidades participantes.

Assistência Estudantil do Proeja

O projeto tem o objetivo de ajudar as pessoas que não conseguiram finalizar os estudos na idade certa, porém, sabe-se que a maioria desses jovens e adultos não tiveram a oportunidade de continuar estudando devido a necessidade de começar a trabalhar cedo.

Por isso, os alunos que ingressarem no Proeja terão direito a uma Assistência Estudantil, onde é pago uma bolsa auxílio de aproximadamente R$ 100,00 por mês. Esse valor é destinado a gastos relativos aos estudos como transporte para chegar na escola.

Cursos do Proeja

Os alunos interessados em se formar e ter um diploma Técnico do Ensino Médio poderão escolher entre os cursos de:

  • Administração
  • Eletromecânica
  • Edificações
  • Imagem Pessoal
  • Enfermagem
  • Informática
  • Logística
  • Segurança no Trabalho

É importante salientar que os interessados deverão comparecer a uma unidade de educação pública e se informar dos cursos oferecidos por eles. A oferta pode mudar de acordo com a Instituição.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, concluiu que há maior procura pelos cursos de: Manutenção e suporte de informática, Operador de computador, Vestuário e Eletromecânica.

Em diversas cidades do Brasil, os estudantes que se formam pelo Proeja conseguem se realocar no mercado de trabalho na sua área de formação.

Qual é a diferença entre o Proeja, Eja e Encceja?

#EJA

A sigla se refere a Educação de Jovens e Adultos, onde é possível estudar as matérias em um menor período de tempo.

#ENCCEJA

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o objetivo é certificar as pessoas com a finalização do ensino fundamental e/ou médio. Ele também serve para pessoas que moram no exterior e para a população carcerária.

Nessa categoria, só é realizada uma prova que vai avaliar se o aluno está apto para receber o diploma de conclusão da educação básica.

#Proeja

É o nome do projeto que une o ensino básico com o ensino técnico ou vice versa. Através desse sistema, os interessados podem concluir seus estudos na modalidade EJA e ao mesmo tempo, fazer um curso técnico de formação profissional. Os cursos são ministrados em escolas e universidades públicas, tanto estaduais como federais, ou então, em instituições como o SENAI e SESI.

As diferenças entre essas siglas são bem evidentes. Entretanto, todas visam oferecer uma oportunidade de escolarização para as pessoas que não tiveram a chance de fazer isso em idade regular.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Proeja: entenda o que é e quem pode fazer

Comente