Provão EJA Online 2019: inscrições, provas e cronograma

Exame é organizado pela Secretaria de Educação de cada estado com o objetivo de facilitar o acesso à certificação.

Jovens e adultos que moram no estado do Paraná podem prestar o provão EJA Online 2019. Esse exame facilita a vida de quem precisa concluir o Ensino Fundamental II e não conseguiu terminar os estudos na idade certa. Veja como se inscrever e fique por dentro das datas.

Provão EJA Online 2019 recebe pré-inscrições no Paraná.

Muitos brasileiros concluem os estudos através do provão EJA. (Foto: iStock)

Entre os dias 25 de fevereiro e 13 de março, o EJA/2019 Online contou com a primeira etapa de pré-inscrição. Quem não conseguiu se inscrever nesse período terá uma nova chance, ou seja, pode realizar a candidatura para a segunda etapa.

Ao invés de esperar o Encceja 2019, você pode se inscrever no provão e obter a certificação de forma mais prática e rápida.

Como funciona o Provão do EJA Online?

Os Exames da Educação de Jovens e Adultos, também conhecidos como Provão EJA, é destinado às pessoas que não concluíram a educação básica e buscam a certificação o quanto antes.

Para participar da prova, é necessário ter no mínimo 15 anos no dia da inscrição e não estar matriculado no ensino regular.

Os exames serão aplicados nos laboratórios de informática, de forma presencial. Cada candidato precisa comparecer com pelo menos 30 minutos de antecedência, com o RG, CNH ou outro documento de identificação em mãos.

Conteúdo do exame

Quem se inscreveu nos meses de março e fevereiro fará o provão do EJA no dia 28 de março. Por outro lado, os inscritos na segunda etapa, terão prova no dia 30 de abril.

Cada etapa conta com seis disciplinas. O exame será realizado ao longo do dia, com duas matérias pela manhã, duas à tarde e duas no período noturno.

No dia 28 de março, os inscritos na 1ª etapa podem participar das provas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Educação Física, Arte e Ciência. Já os inscritos na 2ª etapa farão os exames de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Arte, História e Geografia no final de abril.

Os candidatos terão que responder 15 questões de cada disciplina (com exceção de Língua Portuguesa). As provas são totalmente digitais, ou seja, é necessário usar o computador de uma escola credenciada para responder as perguntas. Somente a redação deve ser feita no papel, com caneta esferográfica azul ou preta.

Pré-inscrição

Ainda dá tempo de fazer a pré-inscrição no Provão EJA Online 2019. Os interessados devem preencher o requerimento de pré-inscrição e entrega-lo em uma das escolas aplicadoras dos exames. O prazo vai de 01 a 12 de abril.  Também é necessário apresentar documento de identificação (original e cópia). Para conhecer os nomes das instituições, clique aqui.

O requerimento solicita dados do candidato, bem como as disciplinas de interesse para obter a certificação. Não há qualquer tipo de custo para prestar o exame.

Para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental II, o participante precisa tirar pelo menos nota seis em cada disciplina. Menos que isso, as escolas não emitem certificação.

Provão do EJA em outros estados

O provão do EJA é uma iniciativa estadual, praticada não só no Paraná, mas em outras localidades do país. Informe-se no seu estado sobre o exame que garante a certificação dos ensinos fundamental e médio. A grade curricular não muda, mas cada Secretaria de Educação do estado publica o seu edital.

Já iniciou a sua preparação para o Provão EJA? Então acesse o conteúdo programático e veja quais assuntos serão cobrados no exame por disciplina.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Provão EJA Online 2019: inscrições, provas e cronograma

Comente