Tema da Redação Encceja: veja 12 assuntos que podem cair

Ainda não sabe como estudar para redação do Encceja? Acabe com esse problema conferindo os temas mais propensos a cair nessa prova!

Fora a estrutura de um texto dissertativo argumentativo, que será essencial para aquisição do seu diploma da educação básica, entender qual poderá ser o grande tema da redação Encceja, é outra tarefa a ser realizada na sua rotina de estudos.

O tema da redação Encceja geralmente reflete algum assunto atual.

Candidatos devem estudar atualidades para construir um bom texto. (Foto: iStock)

12 Assuntos que podem ser tema da Redação Encceja

Quer aumentar as suas chances de conseguir o diploma pelo Encceja? A melhor forma de fazer isso é descobrindo quais são os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.  Portanto, não perca mais tempo e tenha mais assertividade na hora de estudar para redação, vendo os 12 assuntos que separamos logo abaixo!

1 – Fake news

Seja em ano de eleições ou não, as famosas fake news acabam sendo um assunto válido para o debate. Isso porque, com o avanço da tecnologia e a consolidação da web 2.0, há também uma grande porcentagem de notícias faltas que são disseminadas no mundo on e repassadas na velocidade de um clique.  Logo, a solução desse problema, que hoje acomete boa parte da população, é um dos temas que podem cair na redação do Encceja.

2 – Direitos Humanos

Com o crescimento dos discursos de ódio, que, atualmente, ganham voz nas redes sociais, juntamente com polarização da população, muitas pessoas acabam usando da liberdade de expressão como desculpa para disseminação de seus atos preconceituosos.

Dessa forma, caberá a você, por meio do seu texto dissertativo argumentativo, apresentar algum tipo de resolução, no que se refere aos direitos humanos para problemas enfrentados pelos grupos sociais mais vulneráveis na sociedade, como nos negros, comunidade LGBTQ+, mulheres, entre outros.

3 – Saúde Pública

Os questionamentos em relação à saúde pública brasileira são responsáveis por renderem inúmeras discussões entre aqueles que defendem o sistema gratuito, e os que acreditam que a privatização é a melhor saída para acabar com caos desse setor no Brasil.

Além disso, o último surto de febre amarela, instalado, principalmente, na região Sudeste propõe também um debate que questiona a efetividade do sistema de saúde público.  Visto que o mau funcionamento setor, muitas vezes, acabam colocando em risco a vida de milhares de brasileiros.

4 – Corrupção

Com registro de casos de corrupção acima do normal, principalmente, no diz respeito ao cenário político brasileiro, o tema corrupção, também, é um forte candidato a ser eleito como o assunto principal em seu texto dissertativo argumentativo.

Portanto, entender o que faz da corrupção um problema tão presente, levanta também uma reflexão, em busca de compreender como esse mal se instala em pequenos e grandes setores da nossa sociedade, sendo praticamente uma característica inerente na vida dos brasileiros.

5 – Tecnologia

Será que o avanço da tecnologia só traz benefícios? Bom, essa uma indagação sujeita a ser cobrada na redação do Enceeja.  Com isso, um tema que pode ser aliar a esse assunto está relacionado as profissões que podem ser extintas devido ao avanço dos sistemas tecnológicos, que acabam substituindo a mão de obra humana pela a de robôs.

6 – Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio

Atualmente, com a facilidade proporcionada pela internet, para a exposição de pontos de vista sobre deferentes assuntos, o tema liberdade de expressão acaba se destacando por ficar lado a lado do discurso de ódio.  Logo, com essa linha tênue entre opinião e preconceito, é bem provável que a redação do Enceeja cobre uma dissertação, que diferencie essas duas extremidades, que, paradoxalmente, encontram-se tão próximas.

7.   Casos de  DST’s entre os jovens brasileiros.

O aumento de casos de DST’S entre os jovens vem acumulando  porcentagens  assustadoras.  Visto que de acordo com uma pesquisa divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, em 2015, os casos de sífilis no estado tiveram um crescimento de 603% em apenas 6 anos.

Com isso, a educação sexual nas escolas, que ainda é um tabu para os mais conservadores, pode ser um assunto aliado ao tema principal. Já que no Brasil também é o país da América Latina que concentra os piores índices de educação sexual nas escolas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Internacional de Planejamento Familiar.

8 – 50 anos do Ato Institucional Número Cinco (AI-5)

Era 1968 quando a ditadura militar atingiu o seu apogeu, com o decreto do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), resultando na perda do mandado de parlamentares, que eram contrários aos militares, entender os motivos que fizeram de 1968 o “ano que não terminou” acaba sendo uma sendo um tema válido para estudo.  Visto que passados 50 anos, 2018 também acumula varias opiniões sobre atual intervenção militar no estado do Rio de Janeiro.

9 – Novo Conceito de família no século 21

Os novos núcleos familiares, que são atribuídos ao conceito de família do século XXI, mostram que, atualmente, os laços afetivos são responsáveis pela quebra de paradigmas consolidados pelo patriarcado e pela influência religiosa na sociedade.  Logo, pela falta de políticas públicas que garantam a proteção de casais homossexuais em relação aos direitos civis e adoção é um assunto a ser destacado dentro deste trema.

10 – Sistema Prisional

Contendo hoje a 4ª maior população carcerária do mundo, o Brasil ainda sofre por ainda não contemplar um espaço de recuperação para os detentos.  Com isso, boa parte dos presos que saem da prisão acabam voltando ainda mais violentos para sociedade, o que por sua vez não resolve o complexo quadro de criminalidade do país.  Por isso, questões ligadas aos Direitos Humanos em conjunto com o precário sistema carcerário brasileiro são reflexões que podem fazer parte da sua dissertação sobre o tema.

11 – Mobilidade urbana

A má qualidade do transporte público brasileiro é um problema que resulta no intenso fluxo de veículos dentro país. Dessa forma, os impactos ambientais e acidentes no trânsito acabam tornando-se complicações inerentes às grandes metrópoles, que também cresceram com ausência de planejamento urbano. Por isso, propor sugestões de melhorias para o transporte público é uma resolução cuja qual o candidato deverá se atentar.

12 – Doenças Epidêmicas

Pesquisas levantadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  apontam que  39 doenças foram desenvolvidas desde a década de 70, resultando também em mais 1,1 mil epidemias, que acabam sendo consolidadas principalmente nos continentes mais pobres, como África e em algumas regiões da América do Sul e Ásia.  Logo, será muito importante que o candidato entenda quais são as principais epidemias do que acometem o Brasil, bem como a efetividade do sistema de saúde público para combatê-las.

E aí? Qual será o tema da redação Encceja deste ano? Bom, para ir bem a melhor dica é estudar todos!

E se este artigo ajudou você, compartilhe com  a gente sua opinião e fique por dentro deste portal!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 6

Tema da Redação Encceja: veja 12 assuntos que podem cair

Comente